Quem Somos


Centro Espírita Fé Esperança e Caridade      
CEFEC / GEVEE
  Informações Gerais do Grupo de Estudos e Vivência Espírita evoluir
  GEVEE

Somos um grupo de estudos e vivência que busca o conhecimento dos postulados da codificação espírita, visando o crescimento moral e intelectual de seus participantes.  Nosso objetivo é tornarmo-nos espíritos melhores, membros valorosos e úteis à sociedade.

   
O GEVEE conta atualmente com 15 membros*,  um blog(www.gevee.blogspot.com.br) conhecido como GEVEE ON LINE, uma pagina no facebook, (http://www.facebook.com/GEVEEFEC), atualmente com mais de 500 seguidores onde fazemos divulgações de nossas atividades e postagens do blog, além de divulgar mos os eventos do CEFEC, e um email, (geveefec@gmail.com), para melhorar a comunicação entre os membros.

O GEVEE tem como mentor o companheiro Frederico Fígner (Irmão Jacob), cuja a auto biografia está relatada no livro “VOLTEI” psicografada por Francisco Cândido Xavier, postado em nosso blog, (www.gevee.blogspot.com.br), juntamente com uma fotografia do mesmo.

A nossa reunião acontece todos os Sábados, das 15:30h às 17:30h, onde os primeiros 30 min. são utilizados para o processo de chegada e ambientação, em que fazemos dinâmicas de grupo, ouvimos musicas, cantamos e damos os recados pertinentes ao grupo; em seguida vem o inicio da reunião com a leitura de uma pagina edificante seguida de uma prece; às 16:10h inicia-se o estudo doutrinário. e  às 17:20 encerra-se o estudo com a leitura de uma pagina, uma prece e um abração.




As áreas de coordenação são ocupadas da seguinte forma:

Dinamizadores: Érica e Vera Lúcia
Administração: Paulo
Divulgação: Vera Lúcia
Educação: David
Evangelização da Família: Ana Maria
Financeiro: Leonardo
Responsabilidade Social: 
Unificação: Debla


O GEVEE caracteriza se por ter regras especificas de conduta, visando o entendimento mútuo e a fraternidade entre os seus participantes, procurando-se evitar melindres e maus intendidos de qualquer ordem. A amizade e o clima de amor e carinho que existe entre seus integrantes, faz do GEVEE um grupo de pessoas unidas que procuram estar juntas um dando apoio uns aos outros através de e mails, telefonemas, redes sociais, encontros de confraternização, mensagens telefônicas, etc...

Parafraseando Jesus:  “Os membros do GEVEE serão conhecidos por muito se amarem.”

Equipe GEVEE



           
Centro Espírita Fé Esperança e Caridade      

CEFEC / GEVEE
     CEFEC / GEVEE
Regulamento Interno dos grupos
     Anexo “A”
                             Este documento conhecido como regulamento interno dos grupos, tem como objetivos,
estruturar e normalizar as atribuições dos grupos, no tocante ao trabalho, qualificação e fraternidade.

1- Dos integrantes
·         Será instituído um grupo, quando houver de 12 a 20 pessoas com objetivos comuns de trabalhar, qualificar e fraternizar, com qualquer nível de conhecimento espírita e de escolaridade. (Ver cap. XXIX, Livro dos Médiuns)
A conduta dos integrantes dos grupos, deve estar de acordo com a conduta do homem de bem  (Ver cap. XVII, ESE)   
      
2- Da Organização ·   
     O grupo se estruturará através de colegiado, adotando nome para sua identificação e mentor espiritual. Deverá escolher anualmente as funções de: coord. Administrativo, coord. Financeiro e Orçamentário, coord. de Educação, coord. de Divulgação, coord. de Promoção Social, coord. de Unificação e responsáveis suplentes (espelhos), onde o ocupante de cada função deverá se auto-avaliar , e o grupo como todo, deverá avaliar cada função, apontando falhas e propondo soluções, sempre em clima de fiel fraternidade.   
   
3- Do Método de Trabalho
·         Os integrantes deverão adotar, definir e/ou propor projetos a serem desenvolvidos, alinhados às necessidades da casa.

4- Do Método de Qualificação
·         De acordo com o projeto o grupo deve elaborar pesquisa, utilizando-se da codificação espírita e da ciência contemporânea, produzindo seminários e/ou artigos.

5- Do método de Fraternidade
·         Trabalhar pelo aprimoramento (moral) espiritual mútuo, propor encontros de confraternização. Fazer lista para intercâmbio fora do horário de reunião. Ler e praticar uma mensagem de afeto ( uma vez por mês) . Desenvolver uma atividade arte para integração mútua e apresentação nos encontros dos grupos.

         6- Da contribuição financeira
·         Tendo como um dos objetivos do grupo o mantenimento da casa espírita , torna-se indispensável a adesão do grupo como sócios da casa, de acordo com as possibilidades , de cada integrante.
     Em caso de necessidade, instalar um fundo mensal para manter despesas e                                
     projetos do grupo.  

       7- Da administração de espaços
·         Os grupos são responsáveis pela abertura e fechamento de acessos aos espaços que utiliza bem como o tratamento do ambiente material e espiritual do local.

           8- Da adesão
·         A adesão ao grupo será voluntária, com preenchimento de ficha (ANEXO I) e questionário sócio-cultural (ANEXO II).

       9- Do intercâmbio
·         O Intercâmbio será realizado através de integrantes que possuem funções, os quais devem trocar experiências com seus pares de outros grupos, bem como retratar as atividades promovidas à administração do centro espírita.

       10- Das atividades dos coordenadores :

·         Administração: em conjunto com o grupo, em parceria, organizar o ambiente de reunião, atentar à freqüência dos integrantes, prever necessidades de recursos para o grupo.
Desenvolver calendário de atividades.
·         Financeiro: prever a necessidade financeira do grupo(orçamento).Propor e acompanhar associados p o Centro espírita. Prestar contas mensalmente. Prever e acompanhar o aspecto financeiro do projeto.
·         Educação: Prever a bibliografia de apoio do grupo, criar roteiro de estudos para suporte ao trabalho. Avaliar o progresso quanto a autonomia do indivíduo. Zelar pelo clima de fraternidade, propondo dinâmicas para este objetivo( Arte ). Criar condições de reproduzir o conhecimento adquirido pelo grupo: seminário, artigo, livros, etc.
·         Unificação: Propor soluções e contribuir para união entre o grupo, a casa, e os Centros Espíritas, ou seja, unificação interna entre o grupo e a casa espírita, e unificação externa, entre o grupo e outras casas espíritas.
                 Responsável pelos projetos dos grupos.
·         Responsabilidade Social: Prever com grupo, projeto social de promoção humana, sobretudo ligado à infância e juventude, ou à arte espírita.
·         Família: Contribui para integração familiar dos componentes do grupo nos eventos e atividades (sugere-se que os responsáveis que utilizam os serviços de evangelização infantil e/ou mocidade se candidatem a essa coordenação).
·         Divulgação: contribuir para divulgação de acontecimentos do grupo para fora da casa espírita, e vice-versa.
            Da coordenação das áreas do Cefec
·        
Haverá periodicamente encontros com todos os coordenadores das áreas, afim de, deliberarem juntos com a direção os assuntos pertinentes às atividades do Cefec, além de, possibilitar que todos trabalhem em equipe para aperfeiçoamento de suas atividades.



Centro Espírita Fé Esperança e Caridade      
CEFEC / GEVEE
       Projeto Pedagógico do Grupo de Estudo e Vivência Espírita  Evoluir           Anexo “B”

Projeto pedagógico do GEVEE para 2015.

1- Dados do grupo.
1.1- Nome: Grupo de Estudos e Vivência Espírita Evoluir (GEVEE).
1.2- Dia e horário das reuniões: Aos sábados, das 16h às 17h30.
1.3 – O logotipo:

1.4 – O objetivo:
Somos um grupo de estudos e vivência doutrinário, que busca o conhecimento dos postulados da codificação espírita, visando o crescimento moral e intelectual de seus participantes.  Nosso objetivo é tornarmo-nos espíritos melhores, membros valorosos e úteis à sociedade.

1.5 – Referências bibliográficas básicas:
            1- Kardec, Allan; “O Evangelho Segundo o Espiritismo”; 131 ed. – Brasília: FEB, 2013.
            2- Nousiainen, Saara; “Agenda Mínima para Evoluir”; Disponível em: http://www.ebookespirita.org/SaaraNousiainen/AgendaMinimaparaEvoluir.pdf; Acesso em: 03/03/2015.

2 - A dinâmica de estudos do GEVEE.
Esta seção trata da descrição das atividades desenvolvidas durante a seção de estudos, indicando a sua dinâmica e a metodologia usada. O conhecimento dessas atividades e de algumas orientações de natureza disciplinar ajudará ao grupo manter-se harmonizado, prevenindo perturbações de qualquer natureza. Sendo assim, destacamos os seguintes itens:
2.1 – Chegada.
A – Os integrantes do grupo devem estar presentes à sala com até 10 minutos de antecedência. (15h50min).
B – Os primeiros a chegar, podem ir preparando o ambiente para o inicio da reunião, ligando as luzes, os ventiladores, abrindo as janelas, preparando o material de estudo etc.
C - Todos os integrantes devem abraçar-se e cumprimentar-se ao chegarem para o estudo.
D – Poderão por uma água para fluidificação e uma música suave.
E – O silêncio é recomendável, e torna-se fundamental evitar as conversas fúteis, piadas e a elevação excessiva da voz, a fim de mantermos a harmonia e a elevação do ambiente, além de ser um sinal de respeito às outras pessoas dispostas nas salas adjacentes.

2.2- Prece de abertura.
A – Um integrante do grupo faz a leitura de um texto edificante.
B – Outro integrante faz a prece de abertura, a fim de iniciar o intercâmbio com a Espiritualidade Superior. A prece deverá ser simples e espontânea.

2.3 – Dos Estudos em Grupo e da “Vivência”
A – O grupo se reunirá, semanalmente, aos sábados, às 16h, a fim de estudar a doutrina Espírita. Estudaremos 02 livros de temática espírita por semana. Uma das obras será “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, conceituado livro da codificação, reconhecido por seu conteúdo educador no campo da moral, contendo os fundamentos filosóficos e morais da Doutrina.  A segunda obra será “Agenda Mínima para Evoluir”, de Saara Nousiainen, que trata de uma temática espírita complementar de autoajuda, apresentando preceitos que visam o nosso crescimento espiritual.
B- Durante os estudos, os integrantes poderão expor suas experiências ao colocar em prática os temas abordados nas seções de estudos. Cada integrante terá 3 minutos para expor de maneira objetiva a sua experiência.
C – Será vetado a qualquer integrante do grupo expor opiniões ou criticas, cabendo a cada um, ouvir e tirar o ensinamento de cada relato de forma reservada.
D – É desejável exercitarmos a afetividade, a alteridade, a humildade, o contentamento e o equilíbrio segundo a ideia de “Reforma Íntima”, visando à transformação pessoal do “homem velho” no “homem de bem”, preceito moral amplamente propagado no Evangelho Segundo o Espiritismo.
E- Os integrantes do grupo deverão exercitar a prática do voluntariado em atividades internas e externas ao CEFEC.  A participação na organização e implementação da cantina da terceira segunda-feira do mês (data da cantina do grupo) é uma ação voluntária interna desejada, que precisamos “abraçar” sempre que possível.
F- Devemos estar cientes da importância da participação nas atividades de voluntariado externo (em asilos, hospitais, orfanatos e etc.) por conta da urgência da prática da caridade que a Doutrina Espírita nos ensina.  Portanto, o exercício da caridade em ações externas ao CEFEC será estimulado e propagado pelo grupo, sempre em comum acordo com seus integrantes, e desde que previamente agendado com anuência de todos.

2.4 – Das Reuniões Deliberativas.
A – No 4º Sábado de cada mês, o grupo utilizará parte do tempo da seção de estudos para a divulgação dos assuntos pertinentes a cada área de coordenação representada na reunião deliberativa do CEFEC, ocorrida no 3º sábado do mês.
B – Serão utilizados 40 minutos para esta atividade.

2.5 – Do Encerramento.
A – Os últimos 05 minutos serão dedicados à prece de encerramento.
B - Como no inicio, o silencio é fator fundamental.
C – Um integrante faz a leitura de um texto edificante.
D – Outro integrante fará a prece de encerramento
E – Daremos um grande abraço fraternal e deixaremos o ambiente em ordem.
                                                 
2.6 – Da Conduta dos integrantes
A – Aguardar a oportunidade para se pronunciar.
B – Quando de posse da palavra, procurar ser breve e objetivo.
C – Nunca comentar, julgar ou criticar as exposições de qualquer outro integrante.
D – Jamais levar para fora da sala qualquer assunto ou declarações que digam respeito ao grupo sem a prévia autorização do mesmo.
E – Procurar conter o melindre. O melindre indica imaturidade e orgulho ferido.
F – Praticar o comprometimento com a assiduidade e a pontualidade.
G – Procure não sair da sala se ainda restarem dúvidas sobre os assuntos tratados.

2.7 – Da adesão ao grupo
A – Os estudos do grupo estão abertos a qualquer pessoa que queira participar, porém somente as pessoas ativas, assíduas e engajadas em uma das 07 áreas de atuação, serão tidas como membros efetivos.
B - Os membros efetivos do grupo se comprometem em tornar-se sócio da instituição (CEFEC), preencher a declaração de serviço voluntário, estar presentes nas reuniões de estudo do grupo e deliberativa do CEFEC, e de realizar uma atividade externa de voluntariado, previamente escolhida.

3- A proposta de ação voluntariada externa.
O abrigo “Luz de Escol” é uma associação beneficente sem fins lucrativos, inspirada na caridade e no amor ao próximo. Está situado na Rua Antônio Vieira, nº 472, Bairro da Luz, Nova Iguaçu/RJ.  Atualmente, a instituição acolhe cerca de 40 idosos, de ambos os sexos, em regime de moradia permanente, enfermos (com doenças crônicas), deficientes físicos e dependentes químicos, todos em situação vulnerabilidade social, a quem é dedicado cuidados diários (24 horas por dia).
Diante desta dura realidade e imbuídos da vontade de praticar a divina caridade ensinada pelo nosso Mestre Jesus, os grupos de estudos do CEFEC, Joana de Cusa e GEVEE, se comprometerão a realizar um trabalho voluntário junto ao abrigo “Luz de Escol”, todo 2° domingo de cada mês, através da preparação das refeições do dia (almoço e janta), de sua distribuição e da ação de assistência fraterna junto aos idosos.  
O objetivo do trabalho é fornecer auxílio material e espiritual aos internados, e para tanto, necessitaremos de mobilizar recursos financeiros e humanos dos grupos.  O serviço voluntário de preparação das refeições deverá ter início às 8h e término às 13h, enquanto que a assistência fraterna deverá ser iniciada às 10h e encerrada às 14h.  Sendo assim, organizaremos os voluntários em duas equipes, uma mais diretamente ligada à preparação das refeições, e outra, voltada ao exercício da assistência fraterna.
Convidamos a todos a participar deste projeto, que condiz com a mensagem de amor incondicional do Divino Mestre Jesus: Amai-vos uns aos outros”. Emmanuel, no livro “Caminho, Verdade e Vida”, argumenta que nossa paz e felicidade dependem do uso que fazemos das oportunidades, dos dons, das situações e favores que recebemos do Altíssimo.  Lembrai-vos o que a Santa doutrina Espírita nos ensina: seremos reconhecidos por Deus pela a prática do bem e da caridade, pelo auxílio ao irmão aflito, e sobretudo, pelo valor de nossas obras e realizações.

4- Integração com o grupo de vivência espírita Emmanuel.
O grupo Emmanuel é um grupo de estudo e vivência espírita que realiza seções de tratamento magnético no mesmo dia e horário do GEVEE. A parceria entre os grupos surgiu da necessidade de acolher mais apropriadamente as pessoas que procuram esse serviço no CEFEC.  Observamos que, antes da integração, a maioria dos assistidos aguardava sua vez nos corredores do CEFEC, muita das vezes, falando ao telefone, envolvidos em seus problemas e com os pensamentos inapropriados ao tipo de tratamento que veio buscar.  Diante deste fato, estipulamos que os assistidos do tratamento magnético aguardariam no GEVEE, orando e estudando o Evangelho conosco, até o momento de início de seu tratamento.  O objetivo da integração é proporcionar um serviço mais acolhedor, ajudar aos assistidos a se prepararem melhor para o tratamento (com bons pensamentos) e divulgar os preceitos da Doutrina.




5- Programa de Estudos do Grupo GEVEE
Mês
DIAS
Atividades
Tema
JANEIRO

Estudo Livre

FEVEREIRO

Estudo Livre

MARÇO
7
Do ABC ao Infinito: “O que é espiritismo” (Cap.3-parte I)
Agenda Mínima para evoluir: afetividade
14
21
28
ABRIL
4
Do ABC ao Infinito: “O que é espiritismo” (Cap.3-parte I)
Agenda Mínima para evoluir: afetividade
11
18
25
MAIO
2
Do ABC ao Infinito: “O que é Deus” (Cap.4-parte I)
Agenda Mínima para evoluir: alteridade
9
16
23
30
JUNHO
6
 O Evangelho Segundo o Espiritismo: Prefácio e Introdução: objetivo da obra. Autoridade da doutrina.
Agenda Mínima para evoluir: Alteridade
13
20
27
JULHO
4
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Introdução: Autoridade da doutrina e Notas históricas.
Agenda Mínima para evoluir: humildade
11
18
25
AGOSTO
1
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Introdução: Sócrates e Platão. Capitulo I- Não vim destruir a lei.
Agenda Mínima para evoluir: humildade
8
15
22
29
SETEMBRO
5
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Capitulo I- Não vim destruir a lei.
Agenda Mínima para evoluir: contentamento
12
19
26
OUTUBRO
3
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Capitulo II- Meu reino não é deste mundo.
Agenda Mínima para evoluir: contentamento
10
17
24
31
NOVEMBRO
7
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Capitulo III- Há muitas moradas na casa de meu pai.
Agenda Mínima para evoluir :equilíbrio
14
21
28
DEZEMBRO
5
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Capitulo III- Há muitas moradas na casa de meu pai.
Agenda Mínima para evoluir: equilíbrio
12
19